domingo, 14 de novembro de 2010

ENEM

O ENEM é um grande avanço educacional para o Brasil.

Tem, é óbvio, que melhorar muito sua estrutura e seu gerenciamento.

Porém, querer acabar com este instrumento é sinal ou de oposição derrotada, ressentida e irresponsável ou de "outros" interesses econômicos inconfessáveis.

O ministério da educação tem obrigação de aprimorar o controle sobre a utilização de celulares e outros meios de comunicação proibidos, assim como corrigir as falhas detectadas na impressão das provas.

Os ganhos para uma formação mais voltada a reflexão dos alunos e a forma mais democrática de inserção nas universidades, são conquistas que merecem aplausos.

Assustador ouvir do ex-ministro de educação de FHC que o sistema TRI não oferece condições iguais para uma nova prova aos 2 mil alunos prejudicados. A opinião não tem nenhuma base científica e foi contestada por todos, que ao contrário do ex-ministro, entendem do sistema que já foi amplamente testado mundo a fora com sucesso.

A oposição a qualquer preço, antes praticada pelos petistas, agora parece ser o mote da atual oposição tucana. Que pena, para o Brasil.

Para terminar, comemoro a mobilização dos estudantes, mesmo que sem objetivos muito bem definidos, em seus protestos e reivindicações. São jovens e a eles são permitidos arroubos bem intencionados, melhor que ficarem passivos esperando a história passar.

Nenhum comentário: