terça-feira, 20 de julho de 2010

DETECTANDO O AUTISMO

Durante a minha formação acadêmica e consequentes estágios, tive a grata possibilidade de conviver com algumas crianças portadoras da síndrome do autismo [Transtorno do desenvolvimento que afeta em maior ou menor grau a capacidade de interação do indivíduo com o meio social]. O conjunto de sintomas do autismo sempre me intrigou e suas causas ainda são um mistério para os pesquisadores.
.
Lendo as notícias de hoje, fiquei feliz ao me deparar com um artigo científico sobre a criação nos EUA de um software capaz de identificar a predisposição em crianças, na faixa etária entre dez meses e quatro anos, para o desenvolvimento da síndrome do autismo.
O programa se baseia na gravação das vozes das crianças em idade de aprendizagem da fala.
A forma das crianças autistas vocalizarem, especialmente na pronúncia das sílabas, é diferente do modo das outras crianças. Neste fator é que se apóia o software.
Para a validação do software, foram testadas 232 crianças e a identificação correta do autismo ocorreu em 86% dos casos.
.
Segundo Kimbrough Oller da Universidade de Memphis, responsável pela criação do programa, os testes foram realizados com a língua inglesa, mas poderão ser adaptados a outras línguas.
.
É sempre bom lembrar que o diagnóstico do autismo, quando realizado por profissionais da saúde, leva em conta uma série de parâmetros de linguagem e comportamento. O software será apenas mais um instrumento no auxílio do diagnóstico.
.
Espero que este novo avanço contribua para o esclarecimento e a solução das inúmeras dúvidas que está síndrome ainda carrega.
.
Para quem deseja saber mais sobre o autismo infantil, eu recomendo o site AutismoInfantil
.
As informações acima sobre a criação do software vieram através do Caderno de Ciências da FSP e da agência Reuters.

Nenhum comentário: